Conjunto de Workshops (Ateliers) desenvolvidos com base no Movimento Criativo, que procuram desenvolver competências sociais, pessoais e artísticas. Por vezes associada a diferentes artes/conhecimentos, outras como pesquisa de movimento contemporâneo, a Dança torna-se o centro da praxis, capaz de tornar cada um dos participantes um melhor e mais artisticamente atento cidadão. E deste modo, contribuir para uma verdadeira educação artística e efetiva criação de novos públicos.
Os workshops
Desenvolvidos na Modalidade T.P.C. (Trabalho para Pais e Criança), os Workshops pretendem potenciar a experimentação e fruição artísticas entre diferentes gerações.
Nota: A modalidade, duração e tema dos workshops pode ser alterada conforme a especificidade dos projetos.
Equipa
Direção Pedagógica Pedro Carvalho
Formadores José Pedro Sousa, Marta Vasconcelos, Pedro Carvalho, Teresa Santos e Sara Garcia
Produção Ventos e Tempestades – Associação Cultural
Condições
Nível 1 03 – 06 anos
Nível 2 07 – 12 anos
Nível 3 13 – 18 anos
Duração de cada workshop: 1,5 horas
WORKSHOPS
Dança Criativa
— Iniciação ao movimento
Formador Pedro Carvalho
O workshop pretende dar a possibilidade a cada um dos participantes de lançar um novo olhar sobre si próprio, sobre os outros e sobre tudo o que o rodeia. E, assim, fazer com que esse todo passe a existir dentro de si. É despertar a sensação de estar a criar o mundo, a partir do corpo, na experiência do (seu) movimento criativo.
Conteúdos
O Espaço do Corpo
O Corpo no espaço
Corpo a corpo
O Corpo criativo
Objetivos
Desenvolver a consciência do corpo, do tempo e do espaço
Desenvolver o espírito de iniciativa/descoberta
Obter uma melhor relação entre o ser íntimo do indivíduo e o seu mundo exterior
Exercitar o domínio do corpo para facilitar o desenvolvimento da noção espaço-temporal
Desenvolver a capacidade de criar movimento
Ser capaz de dançar
Ballet para Todos
— A dança clássica partilhada
Formadora Marta Vasconcelos
A dança é para todos, logo o ballet também é para todos. Pretende-se que cada um dos participantes descubra o prazer das posições básicas deste tipo de dança, associe os nomes “estranhos” aos movimentos, explore o espaço como se fizesse parte de um bailado conhecido, e assim vivenciar o universo mágico que o ballet cria no nosso imaginário coletivo.
Não é só a Anita que vai ao ballet!
Livros a Mexer
— Dança e literatura
A partir do livro “O menino dos dedos tristes” de Josélia Neves, com ilustrações de Tânia Bailão Lopes (livro vencedor do Prémio Lusofonia 2011).
Formadores Pedro Carvalho e Teresa Santos
Não ver com os olhos, mas ver com o coração e todas as outras partes do corpo. Descobrir a(s) história(s) dentro da história já lida e relida. Perceber melhor o mundo, com todas as suas diferenças.
Era uma vez…
O ponto de partida é o livro infantil “O menino dos dedos tristes”, que se desenvolve à volta da ideia da não visão, que agora se associa à dança criativa. É querer dar estímulo a atitudes mais inclusivas e à criação de atividades acessíveis a pessoas com e/ou sem necessidades especiais.
Nota: Este workshop tem outras versões, com diferentes livros (“O Pássaro na Cabeça” de Manuel António Pina, por exemplo).
Dança com Números
— A matemática e a dança
Formador Pedro Carvalho
Concebida como uma Oficina, Dança com Números pretende que os participantes se aventurem nos processos de criação – relacionar a imaginação com o raciocínio, construir um objeto/conhecimento a partir de si próprios, das suas experiências como matemáticos, usando a linguagem do movimento/dança.
Sessão prática, com exploração de atividades de Matemática e Dança.
Conteúdos
Para mim Matemática é ….
Para mim Dançar é ….
As dimensões matemáticas
Técnicas de Movimento
Criação coletiva
A Dança no Mundo que nos rodeia
— Dança e arquitetura
Formadora Sara Garcia
Como é que o espaço que nos rodeia pode influenciar a maneira como nos mexemos? A arquitetura é um estímulo à criação de novos movimentos? A dança é o próprio espaço?
Pretende-se explorar a arquitetura dos espaços, a partir do movimento criativo, na criação de uma dança em espaços específicos.
O filme que eu danço
— Cinema e dança
Formador Pedro Carvalho
A partir do Movimento Criativo, não ver apenas com os olhos, ver com o coração e todas as outras partes do corpo. E assim, descobrir a(s) histórias(s) dentro da história, ser capaz de dançar o filme que se acabou de assistir, potenciando-se a experimentação e fruição artísticas entre diferentes gerações.
O filme a explorar poderá ser de animação ou de outro formato.
Proposta: Tudo Sobre a Nossa Mãe/Pro Mamu, de Dina Velikovskaya (Animação, Rússia, 2015, 7’), Grande Prémio de Curta Metragem do IndieJúnior Allianz 2017 (promo)
Improvisação livre
— Música e dança
Formadores José Pedro Sousa (música) e Marta Vasconcelos (dança)
Improvisação livre ou “free play” é a música, a dança, o jogo, o espaço, o som, o tempo… E como é que tudo isto se relaciona com o que sentimos, agimos, reagimos e dançamos. Improvisação livre é a natureza volátil e única de cada momento, e a nossa interpretação do mesmo. Este workshop parte da música e da dança, introduzindo um espaço, um meio… E quiçá um palco!
Corpo a corpo
— Contacto-Improvisação
Formador Pedro Carvalho
O contacto refere-se simplesmente ao tocar. Tocamos o chão e o outro. Sentimos o peso do nosso corpo e o do nosso parceiro. A gravidade começa a ter um significado especial, bem como a força centrífuga. As novas sensações do movimento, a partir do toque, tornam-se claras com a experiência e com o estado mental/emocional do corpo.
E é do prazer de dançar a dois, onde o movimento surge da linguagem sensorial da pele, como o calor, o peso, o toque, a pressão, a direção e a velocidade, que surge a possibilidade do entendimento. Um entendimento a dois mas que comporta, como um fractal, o conhecimento de si próprio, como indivíduo.