T.P.C.

Conjunto de Workshops (Ateliers) desenvolvidos com base no Movimento Criativo, que procuram desenvolver competências sociais, pessoais e artísticas. Por vezes associada a diferentes artes/conhecimentos, outras como pesquisa de movimento contemporâneo, a Dança torna-se o centro da praxis, capaz de tornar cada um dos participantes um melhor e mais artisticamente atento cidadão. E deste modo, contribuir para uma verdadeira educação artística e efetiva criação de novos públicos.

Os workshops
Desenvolvidos na Modalidade T.P.C. (Trabalho para Pais e Criança), os Workshops pretendem potenciar a experimentação e fruição artísticas entre diferentes gerações.
Nota: A modalidade, duração e tema dos workshops pode ser alterada conforme a especificidade dos projetos.

Equipa
Direção Pedagógica Pedro Carvalho
Formadores José Pedro Sousa, Marta Vasconcelos, Pedro Carvalho, Teresa Santos e Sara Garcia
Produção Ventos e Tempestades – Associação Cultural

Condições
Nível 1  03 – 06 anos
Nível 2  07 – 12 anos
Nível 3 13 – 18 anos
Duração de cada workshop: 1,5 horas

WORKSHOPS

Dança Criativa
— Iniciação ao movimento
Formador Pedro Carvalho

O workshop pretende dar a possibilidade a cada um dos participantes de lançar um novo olhar sobre si próprio, sobre os outros e sobre tudo o que o rodeia. E, assim, fazer com que esse todo passe a existir dentro de si. É despertar a sensação de estar a criar o mundo, a partir do corpo, na experiência do (seu) movimento criativo.

Conteúdos
O Espaço do Corpo
O Corpo no espaço
Corpo a corpo
O Corpo criativo

Objetivos
Desenvolver a consciência do corpo, do tempo e do espaço
Desenvolver o espírito de iniciativa/descoberta
Obter uma melhor relação entre o ser íntimo do indivíduo e o seu mundo exterior
Exercitar o domínio do corpo para facilitar o desenvolvimento da noção espaço-temporal
Desenvolver a capacidade de criar movimento
Ser capaz de dançar

Ballet para Todos
— A dança clássica partilhada
Formadora Marta Vasconcelos

A dança é para todos, logo o ballet também é para todos. Pretende-se que cada um dos participantes descubra o prazer das posições básicas deste tipo de dança, associe os nomes “estranhos” aos movimentos, explore o espaço como se fizesse parte de um bailado conhecido, e assim vivenciar o universo mágico que o ballet cria no nosso imaginário coletivo.  

Não é só a Anita que vai ao ballet!

Livros a Mexer
— Dança e literatura
A partir do livro “O menino dos dedos tristes” de Josélia Neves, com ilustrações de Tânia Bailão Lopes (livro vencedor do Prémio Lusofonia 2011).

Formadores Pedro Carvalho e Teresa Santos

Não ver com os olhos, mas ver com o coração e todas as outras partes do corpo. Descobrir a(s) história(s) dentro da história já lida e relida. Perceber melhor o mundo, com todas as suas diferenças.

Era uma vez…
 
O ponto de partida é o livro infantil “O menino dos dedos tristes”, que se desenvolve à volta da ideia da não visão, que agora se associa à dança criativa. É querer dar estímulo a atitudes mais inclusivas e à criação de atividades acessíveis a pessoas com e/ou sem necessidades especiais.
Nota: Este workshop tem outras versões, com diferentes livros (“O Pássaro na Cabeça” de Manuel António Pina, por exemplo).

Dança com Números
— A matemática e a dança
Formador Pedro Carvalho

Concebida como uma Oficina, Dança com Números pretende que os participantes se aventurem nos processos de criação – relacionar a imaginação com o raciocínio, construir um objeto/conhecimento a partir de si próprios, das suas experiências como matemáticos, usando a linguagem do movimento/dança.

Sessão prática, com exploração de atividades de Matemática e Dança.

Conteúdos
Para mim Matemática é ….
Para mim Dançar é ….
As dimensões matemáticas
Técnicas de Movimento
Criação coletiva

A Dança no Mundo que nos rodeia
— Dança e arquitetura
Formadora Sara Garcia

Como é que o espaço que nos rodeia pode influenciar a maneira como nos mexemos? A arquitetura é um estímulo à criação de novos movimentos? A dança é o próprio espaço?

Pretende-se explorar a arquitetura dos espaços, a partir do movimento criativo, na criação de uma dança em espaços específicos.

O filme que eu danço
— Cinema e dança
Formador Pedro Carvalho

A partir do Movimento Criativo, não ver apenas com os olhos, ver com o coração e todas as outras partes do corpo. E assim, descobrir a(s) histórias(s) dentro da história, ser capaz de dançar o filme que se acabou de assistir, potenciando-se a experimentação e fruição artísticas entre diferentes gerações.
O filme a explorar poderá ser de animação ou de outro formato.
Proposta: Tudo Sobre a Nossa Mãe/Pro Mamu, de Dina Velikovskaya (Animação, Rússia, 2015, 7’), Grande Prémio de Curta Metragem do IndieJúnior Allianz 2017 (promo)

Improvisação livre
— Música e dança
Formadores José Pedro Sousa (música) e Marta Vasconcelos (dança)
 
Improvisação livre ou “free play” é a música, a dança, o jogo, o espaço, o som, o tempo… E como é que tudo isto se relaciona com o que sentimos, agimos, reagimos e dançamos. Improvisação livre é a natureza volátil e única de cada momento, e a nossa interpretação do mesmo. Este workshop parte da música e da dança, introduzindo um espaço, um meio… E quiçá um palco!

Corpo a corpo
— Contacto-Improvisação
Formador Pedro Carvalho

O contacto refere-se simplesmente ao tocar. Tocamos o chão e o outro. Sentimos o peso do nosso corpo e o do nosso parceiro. A gravidade começa a ter um significado especial, bem como a força centrífuga. As novas sensações do movimento, a partir do toque, tornam-se claras com a experiência e com o estado mental/emocional do corpo.
E é do prazer de dançar a dois, onde o movimento surge da linguagem sensorial da pele, como o calor, o peso, o toque, a pressão, a direção e a velocidade, que surge a possibilidade do entendimento. Um entendimento a dois mas que comporta, como um fractal, o conhecimento de si próprio, como indivíduo.

Ventos e Tempestades
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.